VANNER (배너) - Música que cura, aproxima e conforta
VANNER 배너 |
A história do VANNER (배너) tem reviravoltas típicas de uma corrida emocionante. Superando curvas, conquistando a torcida do público e atravessando a linha de chegada com um talento indiscutível. Sim, é um grupo fora do comum. O circuito que TAEHWAN, GON, HYESUNG, SUNGKOOK e YEONGGWANG se propõem a desbravar, fez do VANNER um grupo de K-pop que não replica roteiros porque escolhe criar seu próprio enredo. Eles são artistas, que por amar a música, não desistem do palco, seu verdadeiro pódio.
Nesta conversa abastecida de muita inspiração, o VANNER fala sobre as aventuras desta fase desafiadora, dos sentimentos por trás das canções e de como é importante receber o carinho do VVS diante das mudanças repentinas. Com o membro Sungkook cumprindo seu serviço militar, VANNER precisou se aventurar em uma formação temporária de quatro membros. Apesar da distância, o apoio mútuo entre os cinco artistas é percebido e valorizado por cada VVS, independente do país ou cultura.
VANNER retornou ao K-pop com “BURN”, o seu terceiro mini-álbum. “Automatic”, faixa título, fez o VANNER ganhar o primeiro win da carreira, provando a força desta nova era musical do grupo. “BURN” já vendeu mais de 140 mil cópias e liderou o topo das paradas no iTunes de sete países: Brasil, EUA, Filipinas, Hong Kong, Reino Unido, Turquia e Taiwan. No Spotify, ultrapassaram a marca de 40 mil ouvintes. Prontos para conhecer um pouco do universo pop, sensível e curativo do VANNER?
Crédito: KLAP Entertainment |
AqueCida: “BURN” apresenta um lado maduro e caloroso do VANNER. O que este terceiro mini-álbum trouxe de maior desafio ou mudança para os vocais e as coreografias do grupo?
TAEHWAN: Em comparação a antes, agora tentamos nos expressar mais alinhados às tendências atuais, nos esforçando para relaxar vocais e coreografias.
HYESUNG: O fato de estarmos nos desafiando como um grupo de quatro membros pela primeira vez, foi um desafio e uma mudança significativa. Como é a primeira vez que performamos desta forma, tivemos muitas preocupações, mas acho que tudo só foi possível porque sempre tentamos pensar positivo.
GON: Reduzimos um pouco a tensão nos vocais em comparação a antes, criando uma sensação confortável no refrão, e a coreografia se concentra em ser intuitiva enquanto usamos as falas como ponto técnico.
No dia 30 de setembro, o VANNER lançou o mini-álbum “BURN” e o MV da música “Automatic”. Mostrando que sempre é tempo de correr atrás dos nossos sonhos, o grupo retorna com sua energia otimista, confiança inabalável e aquele grande sentimento de esperança. Desistir nunca esteve entre as opções do grupo e suas músicas nos ensinam a persistir.
AqueCida: “Automatic” e o seu MV compartilham uma energia de muita esperança, determinação e sonhos. O que “Automatic” ensinou ao VANNER e qual sentimento vocês desejam despertar no público por meio dela?
TAEHWAN: Queremos expressar que a juventude pode ser dolorosa e alegre, assim como também pode ser um período de conquistas. Mesmo que seja doloroso, espero que você não se sinta desencorajado. Acredito que a dor é apenas uma parte do processo antes de experimentar a felicidade.
GON: "Automatic" é uma música que captura a amizade, as provações e os conflitos entre os membros. Essa música nos permite sentir a importância de cada membro e o carinho que temos um pelo outro. Espero que para aqueles que enfrentam desafios ou momentos difíceis, nossa música possa proporcionar cura e ajudar a criar um senso de conexão.
Desde sua vitória no programa Peak Time, exibido em 2023 na emissora JTBC, o VANNER defende a capacidade que a música tem de inspirar, conectar pessoas e amenizar a dor diante dos momentos de dificuldade. Ouvir suas canções é compreender que somos capazes de tudo: sofrer, sorrir, cair, recomeçar e acelerar em direção ao melhor dos futuros.
AqueCida: “Xcellerate” é a faixa mais popular do “BURN” no perfil do VANNER no iTunes Brasil. Em particular, a parte “쉽지 않은 게 짜릿하잖아” (É emocionante porque não é fácil) tornou-se um lema para o VVS brasileiro. Qual é o maior significado desta faixa para vocês?
TAEHWAN: Acredito que essa música expressa a determinação do VANNER em aproveitar a jornada difícil sem medo e continuar correndo sem parar, de uma forma mais admirável.
HYESUNG: Essa é a primeira vez que desafiamos esse gênero (electro funk e disco), houve momentos difíceis, bem como diz a letra, mas a emoção de um caminho difícil e o entusiasmo de buscar o sucesso fizeram dela uma música gratificante.
GON: A letra transmite a emoção que eu e aqueles ao meu redor sentimos diante de poder alcançar algo por meio de um "desafio nada fácil".
YEONGGWANG: Acredito que "Xcellerate" captura a essência dos esforços do VANNER para "acelerar” como um carro em direção a chegada e, finalmente, alcançar o sucesso.
Como verdadeiros altruístas, os membros do VANNER sabem como lidar com o melhor e o pior de todas as estações ou situações. O grupo transforma qualquer momento em uma grande oportunidade de aprender coisas novas e concretizar sonhos. Porque viver é sobre sentir e fazer. A saudade, as dificuldades e a distância nunca fizeram o VANNER recuar ou duvidar da sua sagacidade de ir longe.
AqueCida: “Blossom” é uma balada que reconforta o VVS, principalmente os que estão distante do VANNER. Como é romper fronteiras com a música e receber admiração por pessoas de países tão diferentes?
TAEHWAN: Percebi que mesmo quando a língua é diferente, a sinceridade de quem canta ainda pode ser transmitida.
YEONGGWANG: Muito obrigado por amar as músicas do VANNER. Como cantor, fico feliz em saber que nossa mensagem consegue ser transmitida por meio da música.
HYESUNG: Como a língua é diferente, acredito que a cor da voz (essência) e a maneira como nos expressamos é o mais importante. Neste álbum, preparamos músicas de vários gêneros, mas como as formas de expressão diferem uma das outras, acredito que haverá muita alegria quando ouvir.
GON: Independente da língua, sinto uma emoção quando transmitimos com êxito o significado que queremos compartilhar, assim quando as pessoas interpretam e apreciam esse significado.
AqueCida: Gostamos de como a música “Revolver” fala de recomeços e de não ter uma visão limitada ao que estamos vendo agora. Quando o VANNER olha para a indústria musical: o que vocês desejam encontrar no futuro?
HYESUNG: Vejo o VANNER como uma equipe impressionante, a qual entrega performances poderosas enquanto canta ao vivo e, no futuro, queremos nos tornar artistas que possam aproveitar ainda mais o palco e se conectar com muitas pessoas.
GON: Percebi que o progresso que fizemos seria impossível sozinhos. Graças à ajuda dos membros, fãs e equipe podemos realizar nossos sonhos. Nosso objetivo para o futuro é fornecer uma influência positiva, tanto musicalmente quanto pessoalmente, tudo por meio da nossa música.
AqueCida: TAEHWAN, qual música do “BURN” você colocaria na OST de um drama, musical ou filme?
TAEHWAN: Acho que “Xcellerate” se encaixaria perfeitamente como trilha sonora de um filme de ação! Tem muita inspiração.
A versatilidade do GON demonstra um misto de várias habilidades. Além de dançarino, rapper e cantor, também é um letrista talentoso e compositor em ascensão. “Form”, "Be Together”, “Automatic” e “Revolver” são canções que receberam a contribuição do GON na letra.
AqueCida: GON, o que te inspira na hora de escrever canções? Tem algo de diferente no seu processo criativo?
GON: Ao trabalhar, eu me inspiro muito nos objetos ao meu redor ou em frases do dia a dia que algumas pessoas podem ignorar. Como essas inspirações vêm do cotidiano, elas se misturam naturalmente, sem parecer deslocadas.
Hyesung tem um blog intitulado “Honeylog” em que compartilha pensamentos, divide seus sentimentos e fala sobre as fases que vive com o VANNER. O seu amor por registrar a vida enquanto ela acontece é uma forma de eternizar momentos apesar da passagem do tempo.
AqueCida: HYESUNG, o seu blog é muito amado e acompanhado pelo VVS. Você já pensou em registrar seus escritos em livro ou vlog?
HYESUNG: Adoro documentar tudo. Sejam lembranças boas ou ruins, muitas vezes elas são idealizadas e se transformam em lindas lembranças com o tempo. É uma forma de encontrar minha própria positividade e um método para expandir minha perspectiva, é por isso que gosto de registrar tudo e qualquer coisa.
O maknae do VANNER tem um talento incrível para transformar tudo em desenhos sensíveis. Fã de webtoon e boas histórias, além da música, Yeonggwang se expressa muito bem desenhando o que sente e cultivando contato com outras formas de arte.
AqueCida: YEONGGWAN, para qual música do “BURN” você criaria um webtoon? O seu talento para o desenho é algo que encanta o VVS.
YEONGGWANG: Quero criar algo com a música “Be Together”. Assim como o significado da música – embora possamos estar separados, estamos juntos – quero me comunicar por meio de webtoons com aqueles que estão longe.
VANNER é um grupo conhecido por seu contato com ritmos não limitados ao K-pop. Os membros são artistas que amam experimentar novos estilos musicais para aprimorar sua versatilidade e lapidar as facetas técnicas de cada um. Será que em algum momento, o VANNER se inspirou na música brasileira?
AqueCida: Os membros conhecem alguma música brasileira? Hoje, quais artistas cada um tem em sua playlist de favoritos?
YEONGGWANG: Não conheço profundamente a música brasileira, mas estou realmente interessado nela e fascinado o suficiente para querer incluí-la em nosso álbum. Minha playlist inclui algumas músicas de Charlie Puth que o VANNER fez cover, recentemente.
HYESUNG: Pessoalmente, gosto muito da artista brasileira IZA e gosto muito de ouvir suas músicas.
GON: Uma vez ouvi a música "Desafinado" de João Gilberto em uma cafeteria, eu gostei. Também adoro o artista sul-coreano DEAN, ele está na minha playlist de favoritos.
AqueCida: Qual música cada um de vocês têm como especial e desejam que o VVS brasileiro escute com carinho?
TAEHWAN: Eu escolho “Be Together” do VANNER. Essa é uma música que imediatamente me vem à mente quando ouço a palavra “conforto”. É a faixa que oferece conforto durante breves separações, e a frase “Serei uma luz brilhante ao seu lado” é particularmente marcante.
YEONGGWANG: Quero recomendar a música “Blossom”. É uma música que nos foi dada pelo meu modelo, Lee Gi-kwang. A letra inclui a frase “o amor floresce” e acho que é uma música que transmite amor aos nossos fãs globais que queremos ver, mas agora não podemos.
No encerramento da conversa, o VANNER deixou mensagens de carinho e gratidão ao VVS brasileiro. Um doce presente afetuoso em forma de palavras e marcado por um emoji escolhido por cada membro.
TAEHWAN: Já sei há muito tempo que existem muitos VVS no Brasil nos apoiando. Lembro-me de como eles entram em nossas transmissões ao vivo e deixavam comentários, o que realmente me marcou. Eu, definitivamente, quero criar uma oportunidade para visitá-los. Eu te amo! Brasil VVS 🔥🫰
YEONGGWANG: Ainda não pudemos conhecê-lo pessoalmente, mas sou muito grato ao VVS pelo apoio constante. Quero visitar o Brasil e conhecer todos vocês, o mais rápido possível através deste álbum. Te amo para sempre! 😘💥
HYESUNG: Estou ansioso pelo dia em que poderei conhecer todos os VVS que estão nos apoiando no Brasil! 😚
GON: Agradeço ao VVS do Brasil que ama o VANNER. Apesar de falarmos línguas diferentes e nossas culturas distintas, agradeço por vocês escutarem nossas histórias a partir das músicas que compartilhamos. No caso de surgir a oportunidade, adoraria conhecê-lo pessoalmente e me comunicar de coração a coração. Recomendo o 🔥 emoji, ele representa a paixão e o amor do Brasil, mas também se conecta diretamente ao álbum.
Ouvir as músicas do VANNER é como encontrar um mapa, não temos a visão completa do destino, mas ganhamos um senso de direção e conexão, então percebemos que não estamos caminhando sozinhos. Com o anúncio do alistamento militar do Hyesung, marcado para ser iniciado no dia 4 de novembro, o VANNER e todo VVS seguirão fortalecendo seu elo enquanto esperam o retorno do grupo completo, com seus cinco membros. Aqui, finalizo com uma doce certeza: o VANNER sabe como acelerar e aproximar pessoas ao longo da caminho, então mais cedo ou mais tarde estaremos na linha de chegada com eles e dançando ao som de suas músicas.
Mensagens